terça-feira, 15 de maio de 2012

Sobre as tintas....

Bom dia!!

Em resposta à colega Nilce (nilceeasartes.blogspot.com.br), achei legal escrever um post sobre as tintas para pintura, apesar de não ter grandes conhecimentos no assunto.

Na lata da joaninha, no post anterior, usei Tinta Acrílica Brilhante da Acrilex.
As tintas acrílicas tem uma cobertura ótima, assim não precisamos dar várias demãos para obter uma cor uniforme e bonita, e no caso da tinta acrílica brilhante, é mais prática ainda pois dispensa o uso do verniz.

Outra tinta que encontramos facilmente para artesanato é a PVA. Sendo de boa qualidade, tem ótima cobertura também, mas geralmente precisamos passar de uma a duas demãos a mais do que quando utilizamos a tinta acrílica. E sempre usaremos verniz para finalizar a peça.

Na lata da menininha, passei tinta acrílica amarela até cobrir bem, respeitando sempre a secagem.

Depois fiz uma misturinha assim: tinta cor ferrugem, tinta cor marrom, gel para matizar e fluidificador (como o meu acabou, usei uma gotinha de água). Essa mistura de tinta com gel para matizar é perfeita quando queremos algum efeito na pintura porque o gel retarda a secagem da tinta, assim dá tempo de criar o efeito.
O Fluidificador serve para deixar a tinta mais aguada, menos espessa.
A proporção é sempre 1/1, ou seja, 1 porção de tinta para 1 porção de gel, e o fluidificador (ou água) você dosa de acordo com a tinta, pois tem algumas mais consistentes e outras mais ralas.




Feita essa "mistureba", passei na lata sobre a tinta amarela e em seguida dei suaves batidinhas com um pedaço de malha de camiseta, resultando nesse efeito.
Como a lata é pequena, você pode calcular a proporção das tintas e do gel como sendo do tamanho de uma moedinha de 1 centavo.

Na decoupage você pode usar cola específica para decoupage ou mesmo cola branca. Para finalizar use verniz acrílico que pode ser em spray, que é muito mais prático, ou aplicado com pincel bem macio para não ficar marcado.

Bom, é isso! Espero ter ajudado  :)

Um comentário:

Nilce e as artes disse...

Olá Thaís vim agradecer pelo carinho e pela sua atenção, amei as dicas e já salvei e estou guardado para mim.Beijos e que Deus continue te abençoando te desejo uma ótima semana na graça e paz de Deus.